quem somos

O Restaurante

O Nona Ludia Gastronomia Italiana propõe momentos inesquecíveis, uma verdadeira viagem ao tempo da imigração. O espaço rústico da casa centenária e os saborosos pratos preparados com carinho pela equipe, fazem do nosso restaurante um ícone da culinária e cultura típica italiana, cultivadas na localidade do Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, RS. O cardápio nos abraça com deliciosas iguarias, como piem, sopa de capeletti, carnes assadas em brasa, massas caseiras e outras delícias, acompanhadas dos vinhos produzidos nas vinícolas do município e vai muito além: é preciso visitar para apreciar em sua totalidade.

quem-somos-img-1-195.jpg
quem-somos-img-1-196.jpg

2003 a 2023

20 anos

Com a fundação da Associação Caminhos de Pedra a partir de 1997 para resgatar todo o patrimônio arquitetônico e cultural da região que abrange a Linha Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, a criação do roteiro turístico rural oportunizou o início de muitos negócios para as famílias moradoras destas comunidades. Foi então que a família do Sr. Jandir Cantelli abraçou o desafio de oferecer aos turistas um resgate à cultura italiana através da gastronomia, legado dos seus antepassados. Em 2003 abriram o restaurante Nona Ludia, na casa Bertarello - a primeira casa restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra. Sempre com muito respeito às tradições italianas oriundas do Vêneto, à natureza e ao ciclo da vida, há 20 anos o restaurante preserva a cultura oferecendo uma incrível experiência gastronômica, na casa construída há mais de 140 anos pelos imigrantes. Comidas típicas, com receitas que foram passadas de geração em geração, o rodízio do Nona Ludia é um convite a saborear histórias trazidas à mesa em forma de amor.

quem somos

A Família

Uma família tradicional italiana que cultiva a cultura e mantém viva a história de seus antepassados, por meio da gastronomia, da música, dos seus valores. Marisa e Jandir Cantelli, juntamente com suas filhas Graziela e Leila, são os proprietários do restaurante. Sua inspiração vem da garra e coragem dos imigrantes italianos, que com muita luta construíram esse pedacinho do Vêneto na Serra Gaúcha. O capricho de fazer as coisas bem feitas, com amor, também foi passado de geração em geração. A dedicação da família nos pequenos detalhes é o que enriquece e valoriza ainda mais as relações de todos os que passam por aqui: comunidade, colaboradores, fornecedores e clientes.

quem-somos-img-2-199.jpg
quem-somos-img-2-260.jpg

Nossa Querida

Maria Mole

A cultura de preservar a história encanta gerações. Conhecer a vida dos nossos antepassados e entender como chegamos até aqui é fascinante e envolvente! A Umbu, também conhecida como Maria Mole, faz parte da cultura e da história do Rio Grande do Sul: abrigou centenas de tropeiros e serviu de esconderijo para muitas famílias na época da guerrilha. Contam as histórias que esta Maria Mole, hoje situada ao lado do restaurante, serviu como abrigo para os primeiros imigrantes italianos que chegaram à região, na pequena gruta formada por suas raízes, até que construíssem suas casas. Incrível como a natureza está sempre presente em nossas vidas, nos servindo de sustento e abrigo! Concorda? Venha conhecer e se encantar com este lugar!

quem-somos-img-4-201.jpg
quem-somos-img-4-261.jpg
quem-somos-img-5-203.jpg

Nossa

Equipe

Entregar o nosso melhor, com dedicação. Desde o tempero ao atendimento, preparamos tudo com muito carinho para que a sua experiência aqui seja a mais aconchegante possível, como um abraço de Nona! E a nossa maior alegria é saber que todo mundo aproveitou cada momento e saiu satisfeito. Venham, estamos todos esperando por vocês!

Nosso espaço

A casa da nona

Essa casa de pedra faz parte de um legado de grande importância histórica, cultural e arquitetônica da imigração italiana no RS. Construída por volta de 1880, pelo imigrante Giuseppe DallAcqua, carrega as características originais de sua construção. A solidez, a simplicidade da forma e as criativas aplicações dos materiais, soluções estruturais e decorativas, são típicas da arquitetura daquela época e cultura. Por volta de 1925 foi adquirida pela família Bertarello, e rebocada em 1930, o que a deixou totalmente descaracterizada por mais de 60 anos. Com o passar do tempo, a consciência do valor inestimável de sua arquitetura para a história regional dos imigrantes foi ganhando fortalecimento, e em 1994, foi totalmente restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra, readquirindo sua beleza original. Localizada em uma região privilegiada, rodeada por belezas naturais no interior de Bento Gonçalves, ela faz parte do Roteiro Caminhos de Pedra e é patrimônio histórico do Estado do Rio Grande do Sul.

quem-somos-img-6-204.jpg
quem-somos-img-6-205.jpg

Nosso

propósito


Nosso propósito como restaurante sempre foi manter viva a cultura da imigração italiana. Aqui, cultivamos a alegria e o prazer de comer bem. Nossas comidas típicas, aprendidas com nossos antepassados, nutrem o amor e o carinho da Nona, que prepara as refeições para a sua família escolhendo os melhores ingredientes: sempre frescos e saudáveis. O crescimento da nossa comunidade também representa o nosso, por isso, valorizamos e incentivamos a produção local. Ao escolher a comida de verdade, conseguimos criar uma experiência de sabores que estimula sentimentos de satisfação e bem-estar. E nosso desejo é que essa sensação toque o coração de todas as pessoas que vêm ao nosso encontro, para desfrutarem das nossas histórias contadas à mesa em forma de amor!

Nona Ludia Gastronomia

Atendimento - Nona Ludia

Olá!

Como podemos Ajudá-lo?
19:04

Iniciar Convesa