fique por dentro
de tudo o que acontece por aqui

Blog

Talian: o dialeto vêneto brasileiro presente na casa da Nona

Talian: o dialeto vêneto brasileiro presente na casa da Nona


Talian: o dialeto vêneto brasileiro presente na casa da Nona

Fate furbo! Diz a Nona, para alertar o neto.

Frases como esta e muitas outras, reinam nas casas interioranas da Serra Gaúcha, onde a cultura do talian é preservada pelos descendentes italianos.

Sim, por aqui, além do português, se fala o talian. Não é italiano, a língua oficial da Itália, é um dialeto vêneto brasileiro, originado em nosso país.

Quando os imigrantes saíram de sua terra natal com destino ao Brasil, por volta de 1870, ainda não existia a Itália unificada como é hoje. A península da "bota" era formada por pequenos reinos, onde cada um tinha a sua própria língua. Eram similares, compartilhavam alguns elementos culturais, mas distintas umas das outras a ponto de serem consideradas idiomas diferentes.

Vindos das regiões do Vêneto, Lombardia, Trentino-Alto Adige, Friuli-Venezia Giulia e Piemonte, Emilia-Romagna, Toscana e Ligúria, estes imigrantes, quando chegaram ao Brasil, foram acomodados juntos, no sul e sudeste do país.
Longe dos centros urbanos, a língua brasileira não dominou sua comunicação, continuaram a usar o seu idioma natal. O convívio próximo uns dos outros com uma leve influência do português, unificou sua comunicação em um novo dialeto: o talian.

Presente em algumas comunidades do interior do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, regiões povoadas por esses imigrantes e seus descendentes, atualmente o dialeto vêneto brasileiro é falado por cerca de meio milhão de pessoas, conforme o recenseamento de 2010.

Nestes estados brasileiros há um grande incentivo para manter viva a cultura italiana trazida pelos imigrantes, buscando fortalecer a difusão do talian, através do ensino em escolas, ações culturais nas comunidades, rádios e publicações na internet.

Aqui no Nona Ludia, também fazemos a nossa parte para preservar o legado dos nossos antepassados. Criamos o "Qua se parla cosita" ("Aqui se fala assim") - um dicionário de expressões em talian, onde a Nona e o Nono ensinam expressões típicas usadas no cotidiano. Quer aprender? Acesse o menu TALIAN aqui no site e divirta-se! Fique ligado nas nossas redes sociais, que eles também falam muita coisa por lá :)

Nona Ludia Gastronomia

Atendimento - Nona Ludia

Olá!

Como podemos Ajudá-lo?
19:59

Iniciar Convesa